terça-feira, 27 de maio de 2014

Cinco lições de liderança que aprendemos com os Beatles


A inspiração vem das fontes mais improváveis. Para alguns, é a natureza que inspira. Para outros, a família, os amigos, a música é que causam aquele 'click' e acendem a veia criativa, fazem com que sigam adiante, sintam a necessidade de inovar e fazer a diferença. Apaixonado por música, o empresário John Linkner, CEO da Detroit Venture Partners e colaborador da Forbes, buscou em uma das maiores bandas de todos os tempos, os Beatles, dicas de como liderar e administrar bem os negócios. Confira o que podemos aprender com os 'garotos de Liverpool'.


1 - Ultrapasse os limites e inove
John, Paul, George e Ringo quebraram completamente as convenções. Seu som era diferente de qualquer coisa que os precederam, mudando todo o cenário musical assim que entraram em cena. Mas eles nunca deixaram de se reinventar, buscando sempre apresentar coisas novas aos fãs: de um estilo 'twist and shout' foram evoluindo aos poucos, passando a um som muito mais complexo e inovador.


2 - Entregue-se plenamente
Em tudo o que lhes era pedido, os Beatles se entregavam 100%. Já parou para pensar se você faz isso com cada um de seus clientes? Envolve-se completamente na hora de pensar no desenvolvimento e crescimento de seus funcionários? Deu tudo de si em cada aparição na mídia? Se não, está perdendo uma grande oportunidade de sucesso.


3 - Cerque-se de pessoas com talento
Os Beatles eram incrivelmente talentosos, mas não conquistaram o sucesso sozinhos. Eles contavam com ótimos produtores e equipe, que incluía o produtor musical George Martin e o promoter Ed Sullivan. Apesar de reconhecerem suas próprias forças, também estavam cientes de suas fraquezas, e reconheciam que precisavam dessas pessoas para superá-las. E você, está cercados por jogadores Classe A? Se o seu ciclo está repleto de pessoas talentosas, então está no caminho certo.


4 - Construa e alimente uma base sólida de contatos
Fãs frenéticos. Adolescentes aos berros. Nada parecido havia acontecido antes do fenômemo Beatles. Cientes disso, os músicos sempre foram eficazes na construção de sua marca. E você, se preocupa com a imagem que tem no mercado? Está preparando para interagir com todo o tipo de pessoa, seja um cliente, um conselheiro, mentor ou advogado? Está alimentando essas interações? Será que seu produto causa um frenesi adolescente como os Beatles faziam? Pare e pense como pode melhorá-lo para chegar neste ponto.


5 - Valorize o simples
Acima de tudo, os garotos de Liverpool usaram sua criatividade para fazer música acessível a todos. Seus dons instrumentais poderiam ter produzido músicas mais técnicas e complexas, mas eles sabiam que seu produto era voltado às massas. Eles se comunicavam com clareza cristalina . E as pessoas amavam sua música, em todo o mundo. Em 10 segundos, você poderia dizer o que a sua empresa faz? As pessoas irão entender de imediato? Se não, comece tudo de novo.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário