quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Por que os Beatles nunca saem de moda?


Muitas pessoas já devem ter feito esta pergunta, mas poucas delas realmente sabem a resposta.

Em minha opinião, os Beatles foram os precursores do rock alternativo. Esse gênero, como tratam os críticos, surgiu apenas na década de 80, mas para mim, começou muito antes… Quando os Beatles deixaram de lado o “iê-iê-iê” e mergulharam na psicodelia (literalmente).

O FabFour nunca sai de moda pelo simples fato de suas músicas tratarem de assuntos até hoje pertinentes, e também pela sua incrível versatilidade. Eles introduziram novos instrumentos ao rock, e deram origem a inúmeros outros gêneros deste estilo que mudou a história da música.

Após a dissolução do quarteto, uma série de novos artistas apareceu… Influenciados – é claro – pelos meninos de Liverpool.

Várias bandas de heavy metal , inclusive, tiveram influência direta ou indireta dos Beatles. O Black Sabbath é um bom exemplo, e Ozzy Osbourne é fã declarado do FabFour. Ozzy não hesita em dizer: “Os Beatles foram minha inspiração”. Em um trecho de seu livro, “Eu sou Ozzy”, ele cita:

“De todas as pessoas que eu conheci, a mais especial foi provavelmente Paul McCartney. Claro, eu era fã desde que tinha catorze anos. Mas o que vou falar com ele? É como tentar conversar com Deus. Por onde começar?  ‘Oh, então você fez a terra em sete dias! como foi?’ Estávamos na festa de aniversário de Elton John. Paul de um lado, Sting de outro e Elton em frente. Era como seu eu tivesse morrido e ido pro Céu do Rock. Mas sou imprestável quando preciso conversar com pessoas que admiro.”


Outro membro do Black Sabbath, o baixista Geezer Butler, disse em uma entrevista:

“Eu queria ser um Beatle. Quando THE BEATLES apareceu, eles me inspiraram completamente. Porque até lá meus irmãos gostavam de Elvis (Presley); minha irmã gostava muito dos imitadores ingleses do Elvis, como Cliff Richard e tudo o mais, e nenhum deles realmente chamava a minha atenção. Então não tinha nada para a minha geração até Beatles aparecer, daí fiquei interessado em música.”


Mais recentemente, o movimento indie e as bandas conhecidas como BritRock ou BritPop – Rock e Pop britânico, foram ganhando espaço no cenário musical e bastante reconhecimento. E, é lógico, elas também foram influenciadas pelos Beatles. Podemos citar: Oasis, Coldplay, Arctic Monkeys, The Kooks, entre outras.

E então? Você que é fã de metal, pós-punk, indie… Viu como essas bandas todas foram influenciadas por ninguém mais, ninguém menos do que os Beatles?



Nenhum comentário:

Postar um comentário