sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como Ed Sullivan conheceu os Beatles: 5 fatos sobre a apresentação.

Os Beatles se apresentaram no programa do Ed Sullivan no dia 9 de Fevereiro de 1964 e a performance completará 50 anos no mês que vem. Veja abaixo 5 coisas que você precisa saber para entender a Beatlemania e o significado daquela apresentação. 

1. Quem era Ed Sullivan?


Edward Vincent Sullivan não era uma celebridade com a qual estamos acostumados hoje em dia. Ele era um homem de postura firme, com olheiras, que às vezes confundia o significado das palavras e um ex-colunista que parecia o Richard Nixon. Uma parede provavelmente tinha mais carisma que ele. 

Mas ele era o apresentador perfeito. Fazia sua apresentação e saía do caminho. Seus convidados eram as estrelas - e ele podia convidar qualquer banda para o programa por causa de seus contatos. É possível comparar o programa dele com uma hora de navegação pela internet. O programa tinha participação de todos, desde empinadores de pratos até comediantes. De performances teatrais, até estrelas da época. Ah, e até animais eram convidados ao programa

"The Ed Sullivan Show" foi originalmente chamado de "Toast Of The Town". Foi transmitido pela primeira vez em 1948 e durou 23 anos. 

2. Os Beatles eram totalmente desconhecidos na América?


Na verdade, não. No Reino Unido, eles já haviam atingido o número 1 das paradas por alguns meses, começando por 'Please Please Me', em fevereiro de 1963. E a Beatlemania já estava em andamento (a palavra Beatlemania começou a ser usada em outubro de 1963, depois da apresentação da banda no programa mais famoso do Reino Unido, "Sunday Night At The London Palladium").

Sullivan encontrou a banda pela primeira vez por acidente - ele ficou preso no Aeroporto Heathrow, de Londres, com milhares de fãs quando a banda voltava da Suécia, no dia 31 de outubro - mas a banda já estava no radar do programa antes disso, como disse o membro da equipe de Sullivan, Vince Calandra. O programa havia soltado um comunicado de imprensa sobre três shows dos Beatles reservados em meados de dezembro e o jornal 'The New Yorker' publicou um pequeno artigo sobre isso no dia 28 de dezembro de 1963. Os Beatles também já tinham aparecido em vários jornais americanos. 

Também em dezembro, a Capitol Records começou a estratégia de Marketing - "Os Beatles estão vindo!"  - e em janeiro as canções da banda já estavam tocando nas rádios. "I Want To Hold Your Hand" atingiu o número 1 das paradas no dia 1º de fevereiro.

Mas os Beatles ainda não tinham se apresentado na América. Com o programa do Sullivan, eles tiveram um dos maiores palcos do país. 

3. Quem estava lá?  


A CBS recebeu 50 mil pedidos para os 728 assentos, no Estúdio 50 da CBS, naquela época chamado de 'The Ed Sullivan Theater' e hoje conhecido como 'The Late Show With David Letterman'. Entre as celebridades que participaram, estavam: Kate e Nancy Cronkite (filhas de Walter Cronkite), Randy Paar (filha do apresentador Jack Paar), e Julie e Tricia Nixon (filhas de Richard Nixon, convidadas por Randy Paar). Também estava lá o futuro Monkee, Davy Jones, que participava de 'Oliver!'. 

4. Espere aí. Não eram apenas os Beatles?


Não. A banda tocou em dois blocos do programa, abrindo o show com 'All My Loving', 'Till There Was You' e 'She Loves You', voltando com 'I Saw Her Standing There' e 'I Want To Hold Your Hand'. Entre os blocos, os atos incluíram o mágico Fred Kaps, o impressionista Frank Gorshin, os comediantes Charlie Brill e Mitzi McCal, a cantora Tessie O'shea, a estrela da Broadway Georgia Brown e o elenco de 'Oliver!', e acrobatas 'Wells & The Four Fays'. 

5. O que aconteceu depois do show?


Embora as pessoas que assistiram tenham amado e milhões de novas fãs nasceram naquele dia, alguns críticos ficaram menos entusiasmados. "A cínica virada na trama dos adolescentes foi reconhecida na noite passada na apresentação sistemática dos Beatles no 'Ed Sullivan Show'", escreveu o crítico de TV Jack Gould para o New York Times (a crítica não chegou a ser impressa). Os números, entretanto, foram espetaculares. 45.3% das televisões estavam ligadas na CBS. Isso representava cerca de 73 milhões de pessoas assistindo ao programa - um recorde para um show de entretenimento naquela época. 

De Nova York, os Beatles pegaram um trem para a capital dos Estados Unidos, onde eles tocaram no Washington Coliseum no dia 11 de fevereiro, depois eles retornaram a Nova York no dia 12 para dois show no Carnegie Hall. Então os Beatles foram para Florida para a segunda performance no Ed Sullivan Show - dessa vez, eles se apresentaram no Deauville Hotel, em Miami Beach, no dia 16 de fevereiro. Os números da segunda apresentação deles foram quase tão bons quanto à primeira. 

Em 22 de fevereiro, os Beatles retornaram ao Reino Unido, onde foram recebidos por 100 mil fãs no Aeroporto de Heathrow. A terceira performance no Ed Sullivan Show, gravada depois da apresentação do dia 9, foi ao ar no dia seguinte. 

Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário