terça-feira, 16 de agosto de 2011

Há 51 anos, os Beatles faziam a primeira viagem para Hamburgo


Os membros da banda, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best realizaram diversos shows em diferentes clubes, em Hamburgo, na Alemanha, durante o período de agosto de 1960 e dezembro de 1962. Foi um capítulo na história do grupo, que aperfeiçoou suas habilidades de performance, aumentou sua reputação e os levou a sua primeira gravação, que trouxe a atenção de Brian Epstein.
O agente dos Beatles, Allan Williams, decidiu enviar o grupo para Hamburgo, quando um outro grupo(que ele também era agente), Derry and the Seniors, fez bastante sucesso lá.
 Não tendo um baterista permanente no momento, eles chamaram Pete Best poucos dias antes de sua partida. Best tinha até então tocado com o grupo "The Blackjacks" no The Casbah Coffee Club — uma adega em Derby, Liverpool, onde os Beatles tocavam e visitavam algumas vezes — que pertencia à sua mãe, Mona Best. Quatro dias após a entrada de Best, o grupo partiu para Hamburgo; 
Inicialmente, em Hamburgo, eles viviam em condições precárias, dormindo em um depósito sem aquecimento atrás da tela de um cinema, em uma área conhecida por bandidos e prostitutas.
Lá, eram obrigados a se apresentarem seis ou sete horas por noite durante sete dias por semana e provavelmente estimulavam-se com bebidas e drogas. O repertório era de covers de rock'n'roll dos anos 1950, basicamente americanos.


 Em 21 de novembro de 1960, Harrison foi deportado por ter mentido às autoridades alemãs sobre sua idade. Após um incêndio acidental — envolvendo Paul e Pete — no quarto onde dormiam, a polícia os prendeu e os deportou em dezembro. John retornou para Liverpool com eles em meados de dezembro, sem dinheiro e triste.



The Star Club




Em 13 de abril de 1962, os Beatles foram contratados para a abertura de um novo clube. The Star-Club, aberto por Manfred Weissleder, tinha capacidade para duas mil pessoas, com assentos estilo cinema.
 Quando os Beatles foram contratados para tocar lá, Neil Aspinall deixou o emprego para se tornar Roadie permanente dos Beatles , pois estava ganhando mais dinheiro com eles do que ganhava quando era um contador, e teve sua van transportada para Hamburgo.
 Os Beatles retornaram a Hamburgo de avião para tocar do 13 de Abril até o dia 31 de maio de 1962 . Após a sua chegada, eles foram informados da morte Sutcliffe.
Na segundo visita ao Star Club, 1 a 14 Novembro de 1962, Ringo já havia se tornado baterista do grupo. Os Beatles ficaram no Hotel Germania, tendo o luxo de quartos individuais, pela primeira vez, e depois ficaram no Pacific Hotel para tocar nos dias 18 a 31 de dezembro de 1962. George disse:  "Voltamos a tocar no Star Club, um lugar grande e fantástico, porque tinha um grande sistema de som. Desta vez ficamos num hotel, eu lembro que era  uma longa caminhada até o clube." 
 Partes de suas últimas apresentações foram gravadas com um gravador portátil, um associado de Ted 'King Size' Taylor, do The Dominoes, um outro grupo que tocava no clube. As fitas foram liberadas com a etiqueta da Alemã 'Bellaphon', em 1977 como:  'The Beatles: Live! no Star Club, em Hamburgo, Alemanha, 1962', e, posteriormente, re-lançado em vários formatos e títulos.

Me siga no twitter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário