segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Há 46 anos, acontecia o histórico e inesquecível show no Shea Stadium!


O show no Shea Stadium, em 15 de agosto de 1965, foi um dos shows mais famosos da história. Ele bateu o recorde de maior público. Promotor Sid Bernstein disse: "Mais de 55.000 pessoas viram os Beatles no Shea Stadium. Levamos $ 304.000, o maior lucro na história do show business da época." Isto demonstrou que concertos ao ar livre, de grande escala, poderiam ser bem sucedidos e rentáveis. 


Os Beatles foram transportados para o último piso do Heliporto 'Port Authority'  de Nova York  e  então um carro blindado os pegou e levou para o estádio.
Dois mil agentes de segurança foram ao estádio para lidar com o controle da multidão. A multidão estava nas arquibancadas do estádio e, ninguém, a não ser os membros da banda, sua comitiva e pessoal de segurança era permitido no campo. Como resultado disso, a audiência ficou a uma longa distância da banda, enquanto eles tocavam em um pequeno palco no meio do campo.
A "Beatlemania" foi uma das coisas que marcou o show no Shea.  Filmagens realizadas no concerto mostram muitas adolescentes e mulheres desmaiando chorando e gritando.


 Os gritos da multidão eram tão altos que os seguranças podem ser vistos tampando os ouvidos quando os Beatles entram no campo. 


Apesar da pesada segurança, algumas fãs conseguiram invadir o campo várias vezes durante o show e tiveram que ser perseguidas e contidas.
O nível de ruído ensurdecedor da multidão, juntamente com a distância entre a banda e o público, fez com que ninguém no estádio pudesse ouvir muita coisa.
A 'Vox' tinha especialmente concebido amplificadores de 100 watts para essa turnê e, mesmo assim, não foi o suficiente.
 Lennon descreveu os gritos como 'selvagem'. "Não éramos capazes de ouvir um ao outro ou mesmo a nós mesmos". 
Os Beatles tocaram apenas 10 canções, sem saber que tipo de som estava sendo produzido. No final do show (durante "I'm Down"), John viu todo o show como sendo tão ridículo que ele começou a tocar o teclado com os cotovelos, enquanto todo o grupo riu histericamente. 


O tempo do show foi extremamente curto para os padrões modernos (apenas 30 minutos), mas foi o típico setlist da turnê de 1965, com Ringo optando por cantar "Act Naturally" em vez de "I Wanna Be Your Man". Mas, em apenas 30 minutos, os Beatles conseguiram entrar pela história!


Assista esse show histórico aqui! (Começa aos 21minutos e 50 segundos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário