O dinheiro era o vilão principal - junto com o fanatismo de guerra, e alguns dos outros males da sociedade moderna - quando John Lennon e Yoko Ono, com quem havia acabado de casar, passaram uma semana na cama em um hotel de Montreal em 1969 para promover a paz, amor e poder de pijama.
Mas vários artefatos criados durante a histórica permanência de Lennon e Ono no Canadá continuam a buscar preços deslumbrante em leilões ao redor do mundo, e a mais recente relíquia do casal Montreal "Bed-In For Peace" - um cartaz simples com as palavras "cama" e "PAZ"rabiscado por Lennon com marcador preto - deverá render até 160.000 dólares no leilão da Christie de recordações da cultura pop no próximo mês na Grã-Bretanha.
O sinal, grosseiramente traçado, inclui uma das marcas de Lennon, em miniatura um mini retrato de si mesmo e Ono, bem como cada uma de suas assinaturas e um "1969 Montreal."
O cartaz pode ser visto em fotos antigas do evento, colado na janela acima da cama de Lennon e Ono na suíte 1742 do Queen Elizabeth de Montreal Hotel, onde o casal permaneceu de 26 maio - 2 junho de 1969.
"Durante a semana, o casal se sentou na cama de pijama e abriu suas portas para a mídia do mundo inteiro, falando para a rádio e muitos jornalistas de televisão, políticos e pessoas contra os valores e a cultura quisesse ouvir, Lennon quis mostrar a ideia de paz para o mundo", afirma Christie. Esse será o catálogo para 15 de novembro a venda de memorabilia pop e rock.
Descrito por curadores como talvez "o mais representativo" dos muitos cartazes que John produziu durante sua semana em Montreal, o poster "Bed Peace" ficou proeminente acima da cama do casal para a durante aquela semana - a partir do momento que as portas se abriram pela primeira vez para a imprensa mundial, até depois do evento havia terminado, quando ele ainda podia ser visto ligado à janela em fotografias mostrando a sala de estar."
O destaque do casal pela publicidade canadense foi a composição e gravação do hino de Lennon, "Give Peace A Chance", contra a guerra, durante o bed-in. Um pedaço de papel com a letra escrita à mão para a música, dado por Lennon a uma fão adolescente, Gail Renard, após a sessão de gravação, foi vendido por 800.000 dólares em um leilão da Christie em 2008.
Fonte: http://www.ottawacitizen.com/life/Sign+from+1969+Lennon+could+fetch+auction/5618035/story.html?cid=megadrop_story
Nenhum comentário:
Postar um comentário