Revolver é o sétimo álbum de estúdio dos Beatles, lançado em 05 de agosto de 1966 pela Parlophone e produzido por George Martin. Muitas das faixas do Revolver são marcadas por um som de guitarras bem mais pesadas, em contraste com o seu LP anterior, com o 'folk rock' do Rubber Soul (1965).
O álbum alcançou o número um em ambas paradas, britânicas e americanas, e ficou no primeiro lugar por 6 e 7 semanas, respectivamente. O álbum foi remasterizado em 09 de setembro de 2009, pela primeira vez desde o seu lançamento do disco em CD, em 1987.Colocado no número 3 da lista da revista Rolling Stone dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, o álbum é considerado frequentemente como uma das maiores conquistas na história da música e uma das maiores realizações em estúdio pelos Beatles.
Os Beatles exploravam conceitos sonoros mais surpreendentes ainda por saírem de um estúdio de quatro canais aquém dos recursos disponíveis na América. Os créditos são da equipe técnica da EMI sob o engenheiro Geoff Emerick e do produtor George Martin. Grandes talentos colocados a serviço da insaciável fome de buscar o novo demonstrada por John, Paul, George e Ringo.
Os Beatles queriam que o álbum chamasse 'Abracadabra', mas uma outra banda já havia usado o título. John então sugeriu 'Four Sides of the Eternal Triangle' e Ringo sugeriu 'After Geography', uma brincadeira com o LP 'Aftermath', dos Rolling Stones. Outras sugestões foram: 'Magical Circles', 'Beatles on Safari' e 'Pendulum'.
Com 14 faixas em 35 minutos, 'Revolver' saiu nos Estados Unidos no dia 08 de agosto. A versão americana tinha apenas 11 faixas. " I’m Only Sleeping", "Doctor Robert" e "And Your Bird Can Sing", foram antecipadas pela Capitol americana, e saíram na compilação 'Yesterday and Today', lançada em 20 de junho.
A capa foi criada pelo artista plástico alemão Klaus Voorman, conhecido desde os primórdios da banda, quando ainda tocavam em Hamburgo.
Klaus optou por contrastar o psicodelismo do conteúdo com quatro cabeças desenhadas em preto e branco, desenhos e colagens de fotos.
Fonte: Diário dos Beatles (Texto editado)
Nenhum comentário:
Postar um comentário