No dia 15 de agosto de 1965, os Beatles se apresentaram no lendário Shea Stadium. Foi um dos shows mais famosos da história, conquistando o recorde de maior público até então.
O promotor Sid Bernstein disse: "Mais de 55.000 pessoas viram os Beatles no Shea Stadium. Arrecadamos $304.000, o maior lucro na história do show business da época".
Dois mil agentes de segurança trabalharam no evento para lidar com o controle da multidão. Os fãs estavam nas arquibancadas do estádio e, ninguém, a não ser os membros da banda, sua comitiva e pessoal de segurança era permitido no campo. Como resultado disso, a audiência ficou a uma longa distância da banda, que tocava em um pequeno palco no meio do campo.
A excitação dos Beatlemaníacos ali presentes foi o que mais marcou o show. Filmagens realizadas no concerto mostram muitas adolescentes gritando, chorando e desmaiando.
Apesar da pesada segurança, algumas fãs conseguiram invadir o campo durante o show e tiveram que ser perseguidas e contidas.
A gritaria das fãs era tanta, que quase não ouvia-se os Beatles tocando.
A 'Vox', empresa dos amplificadores usados pela anda, tinha criado amplificadores de 100 watts especialmente para essa turnê e, mesmo assim, não foi o suficiente.
John Lennon descreveu os gritos como 'selvagens': "Não conseguíamos ouvir uns aos outros, nem a nós mesmos".
Os Beatles tocaram apenas 10 canções. No final do show (durante "I'm Down"), John, aproveitando o fato de ninguém conseguir ouvi-los, começou a fazer graça nos teclados, tocando com seu cotovelo. Compreensivelmente, a banda não conseguia conter a risada sobre a situação.
Assim, com apenas 30 minutos de show, os Beatles entraram para a história!
Nenhum comentário:
Postar um comentário