Conhecer a cidade natal dos Beatles e alguns dos lugares que eles frequentaram antes e durante a fama é o sonho de qualquer Beatlemaníaco e, por isso, resolvi fazer um guia falando um pouco dos principais locais frequentados pela banda em Liverpool e Londres (que será postado posteriormente).
Liverpool foi fundada em 1207. Por ser uma cidade portuária, foi umas das mais atingidas durante a Segunda Guerra Mundial e só conseguiu recuperar-se totalmente durante as décadas de 50 e 60.
Depois da breve história da cidade, vamos ao que realmente interessa: o guia. Abaixo, vocês podem ver um mapa que eu criei com os principais lugares frequentados pelos Garotos de Liverpool.
Clique aqui para aumentar a foto. |
Número 1: 10 Admiral Grove
Essa é a casa em que Ringo cresceu. Recentemente, foi divulgado que a casa seria demolida, o que causou uma certa revolta aos fãs, que criaram campanhas e abaixo-assinados para que a demolição não ocorresse. Infelizmente, a casa ainda será demolida.
Número 2: Mendips
Mendips é casa onde John Lennon morou com sua Tia Mimi durante a infância e adolescência. Fica localizada na 251 Menlove Avenue. Hoje, a casa é um patrimônio histórico da Inglaterra e pode receber a visita dos fãs. Comprando o ingresso pelo site National Trust (responsável pelos patrimônios históricos), você pode visitar a parte interna da casa, passando pela sala de estar onde Lennon e McCartney compuseram juntos, até o quarto de John.
Número 3: 20 Forthlin Road
20 Forthlin Road é onde Paul McCartney cresceu. A casa também faz parte do National Trust, ou seja, também é patrimônio histórico de Liverpool. Da mesma forma de Mendips, a casa da infância de Paul também pode ser visitada por dentro.
Número 4: 12 Arnold Grove
Essa foi a casa em que George cresceu. Até hoje, a casa é uma propriedade privada, portanto, os fãs apenas podem vê-la por fora.
Número 5: St. Peter's Church
St. Peter's Church foi um local de enorme importância para os Beatles, que ainda nem existiam na época. Lennon estava tocando num evento beneficente na igreja com sua banda, The Quarrymen, quando Ivan Vaugahn, um amigo em comum de Paul e John, os apresentou. Paul tocou 'Twenty Flight Rock' e o fato dele saber todas as palavras da música impressionou John, que o convidou para fazer parte da banda. Foi o começo de tudo. Na igreja também está localizado o túmulo de uma Eleanor Rigby, coincidentemente o mesmo nome da música escrita por Paul, em 1966. Ele disse que usar o nome na música, provavelmente, foi algo de seu subconsciente, pois andava sempre por ali quando era jovem e não lembra de ter visto e guardado o nome.
Número 6: The Casbah Coffee Club
O Casbah Coffee Club era um clube de Rock que pertencia à Mona Best, mãe de Pete Best, até então baterista da banda. Parte dos shows dos Quarrymen foi no palco do Casbah Coffee Club, localizado no número 8 da Hayman's Green. Hoje, quem cuida do local é o próprio Pete Best. Dentro do clube, há uma memorabília com alguns objetos da banda, além de uma loja com souvenirs.
Número 7: The Liverpool Institue Of Performing Arts
O Liverpool Institute Of Performing Arts foi criado a partir de duas ideias: em 1985, Paul ficou sabendo que o prédio de sua antiga escola, Liverpool Institute High School for Boys, estava muito degradado desde que a escola havia fechado, e queria fazer algo para que o prédio não ficasse abandonado; e Mark Featherstone-Witty, tinha uma ideia de construir uma escola ligada à arte.
George Martin, o famoso produtor dos Beatles, sabia da ideia de Paul e Mark e resolveu apresentá-los. A ideia demorou 7 anos para ser realizada e, apenas em 1996, o Insituto foi inaugurado.
Até hoje, Paul comparece todos os anos na formatura dos estudantes.
Número 8: Cavern Club
O Cavern Club, inicialmente, era um clube somente de Jazz, mas, com o passar do tempo e mudanças no mundo musical, o local passou a receber bandas de Skiffle. Entre essas bandas, estavam os Quarrymen, entre 1957 e 1958. Na década de 60, o Cavern definitivamente virou um lugar de Rock and Roll e, em 1961, os garotos se apresentaram lá pela primeira vez como The Beatles. A banda tocou lá até 1963, atingindo um número de 292 shows no local. Foi lá que Brian Epstein conheceu os Beatles, virando o empresário da banda posteriormente.
Em 1973, o clube teve de ser demolido e foi reconstruído em 1984, a 15 metros adiante da localização original, na própria Mathew Street. Foram utilizados tijolos retirados do bar demolido para a reconstrução do Cavern atual.
Hoje, o clube funciona como um Pub e recebe bandas covers dos Beatles todos os sábados. Recomendo muito para quem puder assistir, pois a banda é muito boa! Tudo o que você precisa fazer, é comprar os ingressos com antecedência no site do próprio Cavern Club.
Número 9: Penny Lane
Em 1967, Paul escreveu a música Penny Lane, que se refere à rua com o mesmo nome, em Liverpool. A canção fala sobre pessoas e ocasiões do lugar e relembra a vida dos Beatles durante o tempo em que viveram na cidade. Hoje, muitos fãs deixam mensagens ao grupo em Penny Lane. A prefeitura da cidade recoloca a placa com o nome da rua frequentemente devido ao fato de que muitos fãs tiram-na e a levam para casa de recordação.
Número 10: Strawberry Field
Assim como Penny Lane, Strawberry Fields Forever também foi uma música escrita em 1967. Strawberry Field era um terreno pertencente a um orfanato em uma rua paralela à de John, em Liverpool. Ele costumava a brincar lá quando era criança. Certa vez, o portão vermelho foi roubado por um fã da banda, mas foi recuperado dias depois do ocorrido.
Até hoje, Yoko Ono e Sean Lennon ajudam o orfanato financeiramente, doando quantias caprichadas para a melhoria do lugar.
Número 11: Estátua da Eleanor Rigby
Em 1982, Tommy Steele esculpiu essa estátua em homenagem à música "Eleanor Rigby", escrita por Paul. Ela fica localizada na Stanley Street, bem próxima ao Cavern Club. A placa de bronze é uma dedicatória para "todas as pessoas solitárias" (To All The Lonely People), como na letra da música.
Número 12: A Hard Day's Night Hotel
O 'A Hard Day's Night Hotel' fica na North John Street. Ele é o único hotel temático dos Beatles e foi inaugurado em Fevereiro de 2008. Nele, cada cômodo tem algo relacionado aos Beatles, desde os quartos até os bares e restaurantes do hotel.
Número 13: The Beatles Story
O The Beatles Story talvez seja o museu mais completo quando se trata da história dos Beatles. Ele fica no Albert Dock. Na exposição, você acompanha a história dos Beatles desde os primórdios, passando pela réplica do Cavern e do Casbah Club, além da Mathew Street (localização do Cavern, onde é a concentração de pubs de Liverpool). Você pode ouvir a história dos garotos de Liverpool em qualquer um dos 8 idiomas disponíveis no museu (incluindo português), enquanto passa pelas réplicas e objetos da banda.
Esses são os principais pontos turísticos de Liverpool para os Beatlemaníacos. Existem diversas formas de fazer esse percurso: A Magical Mystery Tour, na qual você visita todos esses locais com o ônibus que imita o do filme Magical Mystery Tour, de 1967; você pode contratar Taxi Tours, que acabam saindo mais em conta se você não estiver sozinho; e você pode fazer o percurso por você mesmo, apenas seguindo as informações. Eu fiz a terceira opção, mas, por estar acompanhada da família, talvez fosse melhor ter feito o Taxi Tour.
Bom, é isso. Caso alguém tenha alguma dúvida, é só mandar na nossa página do Facebook, The Beatles Report, ou em nosso twitter, @FabFour_Beatles!
Nenhum comentário:
Postar um comentário