"Help!" foi escrita com Paul na casa de John de Weybridge , Kenwood, em 1965. A letra era uma reflexão franca sobre a insegurança de John. Ele estava comendo e bebendo muito, tinha engordado e se sentia encurralado pela fama. A famosa fase "Elvis Gordo", como diria John mais tarde. A canção, ele admitiu depois, realmente era um pedido de ajuda, apesar de ter sido escrita por encomenda para o filme. "Eu precisava de ajuda. A música era sobre mim".
Colocar seus sentimentos em uma música era a consolidação da autoanálise que sempre estivera à espreita, mesmo em suas canções que pareciam inocentes.
No auge do estrelato, John começava a olhar com nostalgia para o que tinha passado a ver como dias mais simples na Menlove Avenue. A idealização de sua infância é um tema que apareceria mais e mais em suas composições.
Mauren Cleave, a jornalista que de Londres que ajudou na letra de "A Hard Day's Night", achava que John deveria começar a usar palavras com mais de uma sílaba. "Help!" foi a primeira tentativa séria de fazer isso, e ele conseguiu fazer "self-assured", "appreciate", "independence" e "insecure" caberem na música.
No filme Help!, dirigido por Dick Lester, a música foi usada na sequência inicial, e pode ser considerada como uma das músicas mais famosas dos Beatles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário