terça-feira, 17 de abril de 2012

Há 14 anos, falecia Linda McCartney


Hoje, com certeza, é um dia triste para os Paulmaníacos. 
Há 14 anos, Linda McCartney perdia sua luta contra o câncer. 

Linda foi a primeira esposa de Paul. O casal se conheceu em 1967, no show de Georgie Fame, no The Bag O'Nails club, em Londres, mas só começaram um relacionamento em setembro de 1968, e se casaram 6 meses depois, no famoso Marylebone Registry Office, em Londres. 

Quando se casou com Paul, Linda já tinha uma filha do 1º casamento, Heather, que Paul adotou assim que se casaram. Juntos, o casal teve três filhos: Mary, nascida em 1969, Stella, nascida em 1971, e James, nascido em 1977. 

Lady Linda também chegou a compartilhar o palco com Paul por vários anos, inclusive no Brasil.

Em 1995, Linda foi diagnosticada com câncer de mama e lutou contra a doença até 17 de abril de 1998. Paul, Linda e os filhos estavam em Tucson, no Arizona, quando ela faleceu. 

As últimas palavras de Paul para a esposa foram: "Você está no lombo de seu lindo garanhão. É um lindo dia de primavera, nós estamos cavalgando pela mata. Os jacintos estão todos floridos e o céu está todo azul...". Foi quando Linda suspirou pela última vez, fechou os olhos, e partiu.

No dia 10 de abril de 1999 Paul McCartney realizou uma homenagem a esposa Linda McCartney, no Royal Albert Hall em Londres, em memória de um ano de falecimento, intitulado: A Concert For Linda, que contou com a presença de vários artistas entre eles: Eric Clapton, George Michael, Elvis Costello, Phil Collins, The Pretenders e Tom Jones.


Em novembro de 2002, Linda McCartney recebeu como homenagem, o Kintyre Memorial Trust, que é um jardim feito em memória de Linda, em Campbeltown - a principal cidade Kintyre - com uma estátua de bronze feita pela escultora Jane Robbins,  que foi encomendada e doada por Paul McCartney.

File:Linda McCartney Memorial Garden - geograph.org.uk - 83695.jpg

Além de tudo, Linda foi uma personalidade muito importante nas manifestações contra o abuso de animais, e, junto com Paul, ajudou a espalhar o vegetarianismo pelo mundo. 
E foi, é, e sempre será lembrada não só por suas ações ativistas, mas por toda sua vida e sua história.


E, em homenagem à 'gatchinha Linda', terminamos essa postagem com uma ótima lembrança!

Um comentário:

Rachel Andrade disse...

Ela até hoje é uma forte influência em várias músicas de paul. é como se diz, o primeiro amor a gente nunca esquece.

Postar um comentário