Algumas datas são importantes para a história da música, especialmente no rock, mas essa aconteceu uns dos maiores erros cometidos, há 50 anos.
Em 31 de dezembro de 1961, os quatro jovens músicos viajaram de Liverpool para Londres para uma audição para Decca Records, o maior selo na Grã-Bretanha.
Brian Epstein fez inúmeras viagens a Londres para visitar as gravadoras com a esperança de garantir um contrato de gravação, mas foi rejeitada por muitos, incluindo Columbia, Pye, Philips e Oriole. Os Beatles foram levados para Londres por Neil Aspinall na véspera do Ano Novo em 1961, para uma audição Decca, mas Aspinall perdeu seu caminho, e a viagem levou 10 horas. Eles chegaram às 10 horas da noite, e John Lennon disse que eles chegaram "apenas a tempo de ver os bêbados pulando na fonte de Trafalgar Square ".
(notícia da época falando da audição dos Beatles no jornal)
Em 01 de janeiro de 1962, Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Pete Best foram se apresentar ao produtor Tony Meehan (ex-baterista dos Shadows) da Decca realizando uma total de 15 canções em pouco menos de uma hora. Todo o material foi selecionado por Epstein, que decidiu em uma seleção de covers que a banda se apresentou em vários clubes ao longo dos anos, intercalados com três originais de Lennon-McCartney. Os Beatles descobriram mais tarde que Epstein havia pago Meehan para produzir as gravações de estúdio.
Audição
Epstein claramente estava tentando empurrar McCartney como o "vocalista". Durante as 11 músicas, ele executou a balada da Broadway "Till There Was You", um cha-cha esquisito "Besame Mucho", uma clássica de Hollywood "September in the Rain" e uma cover dos Coasters "Searchin'", junto com “Like Dreamers Do” e “Love of the Loved.”
Lennon tomou o vocal em uma cover de Chuck Berry "Memphis", outra do Phil Spector "To Know Him is to Love Him", "Hello Little Girl" e de Berry Gordy "Money (That’s What I Want)".
Para George foram dadas as músicas “The Sheik of Araby”, de 1926, e “Three Cool Cats”.
As outras foram harmonias de vocal favoritas deles, todas tiradas de shows da banda no palco: como uma versão de Buddy Holly para "Crying Waiting Hoping", de Bobby Vee "Take Good Care of My Baby" e de Carl Perkins "Sure to Fall"
Três das músicas - Like Dreamers Do, Hello Little Girl e Love Of The Loved- eram composições de Lennon-McCartney. Muito provável que a maioria das músicas foram gravadas em um único take, sem overdubs, toda a sessão, que começou às 11:00 da manhã e levou cerca de uma hora.
Resultado
Eventualmente, Decca Records rejeitou os Beatles, dizendo que "grupos de guitarras estão em vias de desaparecer, Sr. Epstein" e "os Beatles não tinham futuro no show business", embora tenha já sido sugerido que o seu trabalho naquele dia ainda não refletiu o seu verdadeiro potencial. A Decca escolheu The Tremeloes, que fez o teste no mesmo dia que os Beatles, onde era uma banda local e exigiria menores despesas de viagem.
O chefe Dick Rowe da A & R se lembrou mais tarde:
"Eu disse a Mike que ele teria que decidir entre eles. Foi até eles - Os Beatles ou Brian Poole and the Tremeoloes. Ele disse: 'Eles são bons, mas um grupo local, o outro vem de Liverpool. "Decidimos que era melhor tomar o grupo local. Poderíamos trabalhar com eles com mais facilidade e ficar mais perto em contato como eles que vieram de Dagenham."
Brian Epstein não aceitou a rejeição. Ele viajou de volta a Londres para novas reuniões com a Decca, mesmo prometendo sua equipe de vendas que ele poderia comprar 3.000 exemplares de qualquer single dos Beatles que eles lançaram. Dick Rowe foi informado disso, a história poderia ter sido bem diferente.
"Nunca me foi dito sobre isso na época. Havia uma economia na indústria fonográfica, em seguida, se tivéssemos a certeza de vender 3.000 cópias, teríamos sido obrigados a gravá los, o que quer que tipo de grupo que eram" disse Dick Rowe.
No entanto, as fitas da audição da Decca fizeram provar a sorte para os Beatles. Se tivessem assinado com a Decca, sua carreira nunca poderia ter envolvido Ringo Starr, que se juntou ao grupo somente após George Martin expressar a sua preocupações sobre a bateria de Pete Best.
O gerente da loja de discos HMV na Oxford Street de Londres sugeriu que Epstein transferisse as gravações de rolo para o disco, para que possa ser mais facilmente reproduzido. Epstein concordou, e imediatamente levou as fitas para um estúdio e na fábrica pressionou onde ficava situado acima da loja.
O engenheiro Jim Foy ficou impressionado com as gravações. Quando Epstein disse-lhe que três das canções eram originais de Lennon-McCartney, Foy contactou Sid Coleman, de editoras de música Ardmore & Beechwood (uma subsidiária da EMI), que ofereceu um acordo de publicação a Epstein.
A prioridade de Epstein era fazer com que o grupo assinasse, e assim por Coleman arranjou um encontro entre os Beatles e George Martin, o chefe da A & R na Parlophone. Após ouvir as gravações da Decca, Martin ficou suficientemente interessado em oferecer uma audição aos Beatles em Abbey Road.
Fonte: Diario dos Beatles
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário