Aqueles que podem ter procurado no site de leilões Bonham, no dia 29 de novembro, notícias sobre venda do amplificador que pertenceu a George Harrison, encontraram uma mensagem críptica postada em vermelho: este lote foi retirado. O lote 373 w consistia de um amplificador extremamente raro, um Vox UL730, que se ficou mais raro ainda pela descoberta de ter pertencido a George Harrison.
Na véspera do décimo aniversário da morte de Harrison, Bonham, uma das mais antigas casas de leilão em Londres, anunciou a descoberta da possibilidade do amplificador. Disse ter sido usado nas sessões de gravação dos álbuns Revolver e Sgt. Pepper. A casa de leilão Bonham havia datado o leilão, para 15 de dezembro. Os especialistas acreditavam que a unidade poderia alcançar U$100.000.
Mas o amplificador, como se vê, não foi retirado porque foi vendido. Na segunda-feira, Katherine Boyle, diretora de imprensa da Bonham mandou um comunicado de Londres, dizendo que o proprietário atual do amplificador tomado a decisão de não o vender.
"Tudo o que podemos dizer é que o amplificador foi retirado do leilão porque o fornecedor decidiu que quer ficar com ele."
Não foi divulgado quem é proprietário atual do amplificador.
O UL730 em questão havia sido emprestado para Peter Hook para um projeto de gravação, na Inglaterra. Mas o amplificador de 45 anos de idade, quebrou e foi enviado para o conserto. Foi na bancada que o nome de George Harrison foi encontrado riscado no chassi de metal do amplificador
"Se este realente for o Vox UL730 usado por George Harrison em sessões do Revolver e Sgt. Pepper", disse Greg Dorsett, a San Diego com base em rocha dealer memorabilia, "isso seria um dos amplificadores mais cobiçados e mais valiosos que existem".
Qualquer Vox UL730 em funcionamento nos dias de hoje é uma máquina rara. No final dos anos 1960, a série UL700 combinou a tecnologia de estado sólido moderno, com o poder da velha escola do tubo e foi destinado a substituir os modelos AC15 e o AC30. Mas mesmo com o poder dos Beatles , eles nunca venderam bem e foram posteriormente retirados do mercado. Estima-se que há menos de 25 amplificadores UL730 existentes.
"Será muito interessante ver o que acontecerá com este amplificador", disse ao ouvir Dorsett da descoberta. Mas para muitos que coletam tais raridades musicais, as ações do fornecedor levantaram mais perguntas do que respostas.