Ringo's Rotogravure é o quinto álbum de Ringo Starr, lançado em 17 de setembro de 1976. Depois do fim de seu contrato com a EMI, Starr assinou contrato com a Polydor Records (que já assinou um pré-contrato com os Beatles como a banda de apoio de Tony Sheridan) em todo o mundo (Atlantic Records faz a distribuição nos EUA) e estava ansioso para ver o seu sucesso solo continuando uma nova era.
Dois anos depois de Goodnight Vienna em 1974, Starr - armado com um novo produtor Arif Mardin - de novo preso à sua fórmula testada e verdadeira de ter amigos escrevendo canções e tocando nas gravações. Desta vez, Eric Clapton participou, além de seu velho amigo Harry Nilsson e Peter Frampton, Melissa Manchester, Dr. John, Paul McCartney e John Lennon. George Harrison doou uma música também, mas por causa de seus compromissos para obter o seu álbum Thirty Three & 1 / 3 feito dentro do cronograma, ele não poderia tomar parte em qualquer gravação do álbum.
Gravação
Gravação começou em Abril de 1976 no Sunset Sound Studios em Los Angeles, onde, assim como as faixas, três faixas inéditas foram gravadas, que são:"Where Are You Going", "All Right", e "It's Hard To Be Lovers".
Em 12 de junho, John e Ringo se juntaram no Cherokee Studios, Hollywood em que John fez a última sessão de gravação oficial em estúdio até 04 agosto de 1980!
Uma semana depois, no dia 19, Paul e Linda foram para os mesmos estúdios para adicionar o seu pedaço de "Pure Gold". O disco foi finalizado em Julho de 1976.
Produção da capa
A gravadora é a etiqueta Polydor padrão vermelho, e na capa é possível ver um número de catálogo diferente da Polydor que foi gravado fora, que é 2310 473.
Na parte de dentro também diz: Esta gravação foi feita por Wibble Records Ltd.
Design da capa e direção de arte foi por Kosh a partir de uma idéia original por Ringo, e preparado por Andrew Ayers
A fotografia da capa foi feita pelo David Alexander, com a fotografia da capa traseira que mostra a porta dos escritórios da Apple, em Saville Row por Tommy Hanley. Na verdade, cópias originais do álbum incluía uma lupa para examinar a pichação na porta! ... e, de fato, olhando através entre muitos nomes pode se ver na porta do lado esquerdo, a meio caminho para baixo, diz, "DÊ A JOHN UM GREEN CARD OK", mas a lupa foi excluída em 1979.
Capa de dentro.
A fotografia restante no interior foi por Mark Hanauer e Alexandre David.
O single de "Las Brisas / Cryin '" foi devidamente lançado no México.O álbum saiu nos EUA pela Atlantic Records e no Reino Unido pela Polydor. Foi reeditado uma única vez em CD, nos EUA pela Atlantic Records em 1992 e até hoje não saiu em CD no Reino Unido.Foi relançado em junho de 1982 sob um código mais barato, número de catálogo 2485 235 (+ 3201 743 cassette)
|
Resultados
Precedido por "A Dose of Rock 'n' Roll", que chegou a #26, Ringo's Rotogravure foi lançado em setembro de 1976 para uma resposta morna. A fórmula vencedora de Ringo não era mais nova, e apesar de alguns músicas boas, o álbum foi mal, somente atingindo #28 nos EUA e rapidamente caiu nas paradas, enquanto ele nunca chegou a aparecer nas listas do Reino Unido. O acompanhamento individual, a sua cover da música Hey Baby de Bruce Channel, ficou parado na posição #74 nos EUA. A reação fez uma coisa bem clara para Ringo: Ele teria que tentar algo diferente da próxima vez.
Faixas
1-A DOSE OF ROCK 'N' ROLL (Carl Grossman) 3:24 - Participação de Peter Frampton na guitarra, John no piano (não creditado) e Dr. John nos teclados.
2-HEY BABY (Margaret Cobb/Bruce Channel) 3:10
3-PURE GOLD (Paul McCartney) 3:13 - Paul e Linda McCartney no Backing vocal.
4-CRYIN' (Vini Poncia/Richard Starkey) 3:17
5-YOU DON'T KNOW ME AT ALL (Dave Jordan) 3:15
6-COOKIN' (IN THE KITCHEN OF LOVE) (John Lennon) 3:37 - Participação de John Lennon no piano, Dr. John na guitarra e Melissa Manchester no backing vocal.
7-I'LL STILL LOVE YOU (George Harrison) 2:56
8-THIS BE CALLED A SONG (Eric Clapton) 3:13 - Participação de Eric Clapton nas guitarras.
9-LAS BRISAS (Andrews/Richard Starkey) 3:33 - Nancy Andrews era a namorada de Ringo na época.
10-LADY GAYE (Vini Poncia/Richard Starkey/Clifford T. Gaye) 2:56 - Participação de Dr. John nos teclados e Harry Nilsson nos backing vocals
11-SPOOKY WEIRDNESS (uncredited) 1:15 - Faixa sem créditos, apenas sons bizarros no estúdio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário