Os Beatles são, indiscutivelmente, os fenômenos culturais mais influentes do século 20. Eles inspiraram inúmeras bandas que se seguiram na sua esteira. Mas quem inspirou os Beatles? O autor Bruce Pollock tem abordado esta questão em seu último livro, "If You Like The Beatles ...", da Backbeat Books.
"If You Like The Beatles..." explora as influências e o impacto dos "Fab Four". Apropriadamente, a decisão de usar os Beatles como tema para inaugurar a nova série do grupo de publicação Hal Leonard faz sentido para um número de razões. Afinal, os Beatles continuam a exercer um enorme impacto sobre a cultura, mais de 50 anos depois de terem inicialmente se reunido.
O livro começa com uma discussão dos muitos grupos e cantores que influenciaram os Beatles, incluindo Elvis Presley, Buddy Holly, Richard Cliff e The Everly Brothers. Rockabilly e Rhythm and Blues também foram grandes favoritos de John, Paul, George e Ringo. Talvez seu maior mentor de início seria George Martin, um pro estúdio que havia trabalhado em um dos programas favoritos de John Lennon de rádio, The Goon Show. Ao longo da sua carreira, era para Martin que viraravam sempre que quiseram explorar uma novo estilo musical.
As inúmeras inovações dos Beatles levaram à abundância de ramos musicais, incluindo folk rock e o 'acid rock'. O autor Pollock explora esses desvios estilísticos em profundidade. A saga da Apple Records é contada, bem como, incluindo o fato de que James Taylor foi liberado depois de gravar um álbum para o selo, o seu contrato com a Warner Bros Records provaria ser muito mais sucesso.
"O Anti-Beatles" é um capítulo intrigante, narra a muitos indivíduos e grupos que tinham menos adoração pelos os Beatles. Estes incluem Frank Zappa e os Mothers of Invention, cujas 'We're Only In It For The Money' foi uma paródia hilariante de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Outros "Anti-Beatles" incluem The Velvet Underground, The Stooges e The Sex Pistols.
Pollock também inclui algumas listas interessantes para a parte traseira de seu livro. Um dos mais divertidos é "100 Covers", com versões menos conhecidas de músicas dos Beatles, como Peter Sellers fazendo "Can't Buy Me Love", e Mae West versão de "Day Tripper". Além disso, existem várias composições de Lennon/McCartney dadas a outros artistas, que os fãs de música podem não achar familiar: alguém se lembra "That Means a Lot", de PJ Proby?
"If You Like The Beatles ..." tem grandes chances de ser um vencedor com fãs dos Beatles, e os fãs de música também. Pollock tem recolhido um número de fatos poucos conhecidos e os colocou em ordem cronológica em seu livro, e não tem economizado em desmistificar mitos bem conhecidos.
"If You Like The Beatles ..." está agora disponível na Amazon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário