A arte adaptada vale cerca de 70 mil libras (cerca de R$ 194 mil), de acordo com a revista Record Collector, que elaborou uma lista com as dez capas de disco mais raras do mundo.
A capa original, criada pelo artista pop britânico Peter Blake, foi alterada para substituir os Beatles e as personalidades que aparecem na foto pelos rostos dos executivos do selo Capitol, responsável por lançar os discos da banda nos Estados Unidos.
A versão, que possui cerca de cem cópias, foi criada para comemorar o sucesso de vendas do disco para o Natal de 1967 (ele havia sido lançado em junho daquele ano).
Cinco capas de discos dos Beatles estão entre as "dez mais" da Record Collector.
Em segundo lugar, valendo 7 mil libras, estão as dez primeiras cópias numeradas do disco conhecido como "Álbum Branco", de 1968.
Nessas cópias, o nome da banda de Liverpool aparece em alto relevo sobre a capa branca do LP, criada pelo artista pop Richard Hamilton, junto de um número de série.
Em quarto lugar na lista da Record Collector, está a capa do disco Introducing... The Beatles, lançado nos EUA em janeiro de 1964.
Em quinto, aparece a capa da coletânea Jolly What! England's Greatest Recording Stars: The Beatles and Frank Ifield on Stage, lançado nos EUA em 1964.
O disco, que contém apresentações ao vivo dos Beatles e do cantor britânico Frank Ifield, vale 3 mil libras, segundo a revista.
Os Beatles também aparecem em oitavo lugar, com a capa criada para a coletânea Yesterday and Today, de 1966.
A arte, que mostrava os quatro integrantes da banda posando com bonecas desmembradas e pedaços de carne, causou polêmica e foi rapidamente retirada do mercado americano. Segundo a revista, a capa vale hoje 2 mil libras.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/11/111104_discos_raros_rp.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário