Os Beatles nunca colocaram os pés na União Soviética, e sua música foi oficialmente proibida ao longo do tempo como uma banda. Mas os quatro rapazes de Liverpool tiveram um enorme impacto sobre uma geração de jovens Soviéticos, transformando-os em cativeiro cultural em seu próprio país e fatalmente enfraquecendo os alicerces do governo socialista.
sta é a premissa do documentário de Leslie Woodhead, "How the Beatles Rocked the Kremlin", um olhar perspicaz e nostálgico sobre Beatlemania soviética, com lembranças dos fãs dos Fab Four, que vão de estrelas do rock russo até o ministro Sergei Ivanov.
Uma das figuras mais ilustres de não-ficção no cinema britânico, Woodhead, vem em ambos os lados do assunto como algo de uma autoridade. Como pesquisador de TV dos jovens no início dos anos 60, ele filmou as primeiras imagens dos Beatles em um show. Desde o final dos anos 80 ele trabalhou muitas vezes no mundo ex-comunista, produzindo documentários sobre temas como o míssil soviético e os programas espaciais, do massacre de Srebrenica, o russo-americano comentarista Vladimir Posner.
Neste podcast da TOL, ele fala sobre como os Beatles ajudaram a derrubar o comunismo e outros contos dos anais do rock Soviética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário